O blog Schatz Bier

O blog da Schatz Bier vai tratar de cerveja, de gastronomia e de cultura em geral, ocupando-se do estilo de vida que queremos promover e de curiosidades sobre o mundo cervejeiro, incluindo as nossas novidades. Seja bem-vindo!

10 de fevereiro de 2016 Continuar lendo

Em 2013, decidimos fundar a Petronius Beverages para resgatar a história das seis gerações de nossa família que se dedicaram à elaboração de bebidas no Brasil. Uma tradição que nasceu em 1846, com a chegada do nosso patriarca, Johann Pihilipp Kunz, ao Rio Grande do Sul. Essa nova empresa está sendo construída sobre alicerces centenários onde repousam o nosso conhecimento e o nosso mais profundo carinho.

A pedra fundamental da Petronius foi a Schatz Blond, lançada ao mercado no final de 2013, após um ano de desenvolvimento com parceria técnica da equipe do professor José Antunes, do SENAI de Vassouras (Rio de Janeiro). Rapidamente essa cerveja, que segue características importantes da escola Belga com um toque brasileiro, conquistou o paladar das pessoas que puderam prová-la.

2015 foi um ano decisivo, com a conclusão da construção de nossa cervejaria e destilaria. Com estrutura própria, pudemos iniciar a elaboração de nossos destilados e ampliar a linha de cervejas. Hoje, o nosso portfólio conta com quatro estilos de cerveja que atendem as exigências dos mais diferentes paladares, desde a leveza da Schatz Helles, até a complexidade da Schatz Am IPA.

Destilaria construída por Eloy Kunz, na década de 1960, com projeto francês.

A Schatz Bier (pronuncia-se “chats”) não é apenas uma marca de cerveja. Além do carinho que dedicamos na produção de nossas cervejas e do conhecimento construído ao longo de 170 anos de trabalho com bebidas, há um forte conceito de sofisticação e de cultura gastronômica por trás desses maravilhosos resultados dourados da alquimia. O blog da Schatz Bier vai tratar de cerveja, de gastronomia e de cultura em geral, ocupando-se do estilo de vida que queremos promover, das nossas novidades e de curiosidades sobre o mundo cervejeiro.

_DSC1027

Schatz significa tesouro, em alemão. Buscamos a melhor expressão da cultura gastronômica da Serra Gaúcha, o grande tesouro construído pelos imigrantes que aqui chegaram no século XIX. A mesa farta, a alegria das cantigas tradicionais e as belezas de nossa natureza exuberante formam o ambiente que encanta os visitantes dos mais diversos lugares e nos dão uma das maiores qualidades de vida do Brasil.

Resgatamos a marca de um vinho elaborado por nosso pai e avô Eloy Kunz, na década de 1970: o Schatzi Riesling (sim, ele usava o “i” no final). Ouvimos com frequência a pergunta “cerveja na Serra Gaúcha?”. Outras vezes, percebemos a curiosidade nos olhos de quem descobre que o nome das nossas cervejas veio de um vinho. A melhor explicação que pudemos dar foi elaborar a Schatz Muskat Bier, uma cerveja altamente sofisticada, elaborada com uvas moscateis produzidas na nossa região e especiarias.

Pintura da garrafa do vinho Schatzi Riesling.

Buscamos as melhores expressões da natureza, da cultura e da gastronomia de Caxias da Sul para elaborar as nossas cervejas e para promover não somente um estilo de vida, mas a qualidade de vida.

Para isso, oferecemos o nosso tesouro: Schatz Bier, um tesouro da Serra Gaúcha.

 

Saúde!

Emílio Kunz Neto, Augusto Kunz e Júlio César Kunz

Este artigo foi escrito por Júlio César Kunz

Engenheiro de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Marketing pela Universidade de Paris X (OIV MSc in Wine Management). Gerente de marketing da Petronius Beverages.